Perspectivas do cenário da Peça Teatral – Qual vai ser?

Os discentes já dominam a técnica de Perspectivas Isométrica e Cavaleira com 30º, 45º e 60º, aprendizagem esta realizada ao longo desse semestre nesta disciplina de Geometria Descritiva. Na aula do dia 01/10 os alunos foram convidados a assistirem a Peça Teatral – Qual vai ser?

Com o intuito de não fugir do foco da disciplina dada pela Professora Especialista Beatriz Balen Menegon foi solicitado aos alunos do 4º semestre de arquitetura e Urbanismo que fizessem uma fotografia do cenário para após a apresentação poderem elaborar um desenho tridimensional com as técnicas de G.D já aprendidas em sala.

O interessante desta atividade foi que além da prática da técnica de Geometria Descritiva, os alunos exercitaram também a sua criatividade, que é uma questão seletiva para esses futuros profissionais. É importante lembrar que o aprendizado da G.D exige paciência e dedicação. A segurança e o amadurecimento se adquirem com a prática.

A Geometria descritiva – G.D  é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional, este objetivo é alcançado quando existe uma total compreensão do espaço tridimensional (3D) e de sua representação em um domínio bidimensional (mídias, papel). Os conceitos de G.D. adquiridos são aplicados nas demais disciplinas do Curso de Arquitetura e, principalmente, no decorrer da atividade profissional, pois esses futuros Arquitetos exigem um alto grau de pensamento lógico e a capacidade de pensar em três dimensões.

 

ASCOM/UNIFAMA