Enfermagem, Farmácia e Psicologia da Faculdade Unifama promovem Dia D de Conscientização Sobre o Suicídio

Nesta segunda-feira (3), acontece na Faculdade Unifama o Dia D de Conscientização Sobre o Suicídio, que consistirá em palestra ministrada pelo psicólogo Me. Alex Zopeletto, para os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia.

O Dia D faz parte da Campanha Setembro Amarelo, movimento que tem como objetivo promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.

Estima-se que aproximadamente um milhão de pessoas tenha cometido suicídio em 2000, colocando o suicídio entre as dez causas de morte mais frequentes em muitos países do mundo. Em comunicado, a OPAS/OMS reconheceu o suicídio e as tentativas de suicídio como uma prioridade na agenda global de saúde e incentivou os países a desenvolver e reforçar estratégias de prevenção, quebrando estigmas e tabus existentes sobre o assunto. Segundo dados de 2012 da agência da ONU, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

O suicídio pode ser prevenido, procure ou incentive a pessoa a PROCURAR AJUDA de um profissional ou serviço de saúde. Se o risco de suicídio é grande, oriente que a pessoa não deve ficar sozinha.

Onde procurar ajuda:

Serviços de saúde

CAPS , Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde) e clínicas psicológicas.

Emergência

Emergência – Hospitais.

Centro de Valorização da Vida – CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria SUS e CVV através do número 188 são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular, provenientes de qualquer cidade do estado contemplado.

Conheça os postos e horários de atendimento
https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/

Ascom/Unifama com informações do Ministério da Saúde