Direito

 

Autorização  Estrutura Curricular Revistas de Direito

A Faculdade Unifama é a única a ter o curso de Direito autorizado com a nota 5 (nota máxima), na avaliação de comissões do MEC, no estado de Mato Grosso.

O curso de Direito da Faculdade Unifama  visa formar profissionais com capacitação técnica específica e complementar, preparando o profissional para atuar na área, liderando os trabalhos no exercício de sua profissão. A grande facilidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas, é o grande diferencial deste profissional.

O objetivo principal do curso é assegurar ao graduando sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito.

Pretende-se como perfil profissional do graduado da Curso de Direito da Faculdade Unifama, formar um Bacharel em Direito generalista na sua formação, mas com ênfase nos Direitos Agrário, Ambiental e Difusos, em correspondência com as necessidades e demandas econômicas, jurídicas e sociais da região de influência do curso.

Mercado de Trabalho:

  1. A profissão permite o acesso à advocacia, nas áreas contenciosas – que envolve a prática forense para resolver conflitos – e preventiva – que inclui a análise ou a avaliação de situações e a posterior orientação de clientes;
  2. Atuar como assessores jurídicos em empresas privadas, ONGs e instituições do terceiro setor;
  3. Outras opções são as de: defensor público (atua na defesa daqueles que não têm como arcar com os honorários), delegado de polícia federal ou estadual, magistrado na Justiça Comum (federal ou estadual) e na Justiça Federal (militar, eleitoral e do trabalho);
  4. O formando em Direito pode ainda ser procurador do Estado (defende os interesses estaduais em juízo), ou da República (atua em casos de ordem pública na área federal), promotor de justiça (defende os interesses da sociedade) e professor universitário, atividade que exige mestrado e doutorado;
  5. Os bacharéis em Direito também podem ser diplomatas e fiscais, além de exercer outras profissões que exijam curso superior.

Duração média: 5 anos.