Arquitetura e Urbanismo

Docentes Estrutura Curricular Horário de Aula Plano de Aula
Autorização e Reconhecimento Revistas de Arquitetura e Urbanismo Convênios e Estágios Projeto Pedagógico de Curso

Como profissional da área de Arquitetura e Urbanismo, uma enorme área de atuação é aberta para esse profissional, o que lhe confere muitas responsabilidades.

Além de poder gerenciar, projetar e executar ou mesmo reformar residências e comércios, o Arquiteto também é habilitado a projetar edificações independentes de serem residenciais ou comerciais. Em vista da dupla titulação, como Urbanista o mesmo é responsável por projetar Condomínios, Bairros, Praças e até mesmo Cidades!

Mercado de Trabalho

Uma das grandes vantagens da profissão dos Arquitetos é justamente o seu campo de atuação, como um profissional que possui uma gama de área de trabalhos oficializados pelo seu conselho – CAU BR, o Arquiteto e Urbanista hoje goza de certa estabilidade nas áreas em que atua.

Como uma exigência acadêmica do curso, o Estágio Curricular já permite ao profissional antes mesmo de sair da faculdade possuir uma noção do mercado de trabalho, onde alguns ao conseguir o título de Arquiteto e Urbanista são contratados pela própria empresa que o profissional estagiava quando ainda era acadêmico.

Sendo um profissional com uma área de trabalho bem abrangente, o Arquiteto em si é requisitado em várias áreas de trabalho, indo desde atividades particulares como no setor público. Onde sua demanda cresce de acordo com as necessidades da Cidade/Estado/País que reside.

Curso

Tendo como o principal objetivo de capacitar aos futuros Arquitetos e Urbanistas para o mercado de trabalho, o curso de Arquitetura e Urbanismo fomenta o conhecimento técnico e aplicado. Onde, além de disciplinas teóricas, o curso possui ainda atividades práticas, durante as quais o aluno faz uso de ateliês e laboratórios, desenvolvendo seu lado artístico e técnico ao mesmo tempo.

Essa prática permite aos futuros arquitetos saber gerenciar, criar, reformar e remodelar projetos e edificações existentes, ao mesmo tempo em que obedece às legislações pertinentes.

Devido as diversas disciplinas da área das Ciências Exatas com as das Ciências Humanas, o curso de Arquitetura e Urbanismo possui uma grade curricular bem extensa e diversificada. Na qual, no decorrer do curso, o aluno irá desenvolver diversos projetos – sejam eles gráficos, artísticos, até mesmo Modelos 3D.

 

O que você pode fazer:

As áreas de atuação do Arquiteto e Urbanista são tão amplas (vide Resolução Nº 51 do CAU/BR) que o profissional possui diversas áreas na qual pode se especializar, sendo algumas delas:

Arquitetura de interiores: como um arquiteto que organiza o espaço interno, seu dia-a-dia envolve organizar espaços, especificar materiais de acabamentos e até mesmo o Lay-Out dos mobiliários;

Arquitetura industrial: este profissional está ligado a produção de produtos projetando-os para produção, como projetando instalações para o funcionamento da indústria em si;

Edificação e construção: tanto projetar como coordenar reformas e obras, assim como definir os materiais, prazos e custos da edificação estão ligados as capacidades técnicas do profissional desse curso;

Restauro de edifícios: restaurar edificações de casas e edifícios antigos é um privilégio da formação do Arquiteto, que busca valorizar a cultura e tradição local;

Acústica, Luminotécnica e Térmica: projetar e construir com esses três princípios básicos de conforto é fundamental para qualquer atividade que o Arquiteto venha a trabalhar, melhorando assim a qualidade de vida daqueles que iram usufruir da edificação;

Arquitetura verde: desenvolver edificações voltadas para sustentabilidades, sendo elas residências ou comerciais, norteia a vida profissional do Arquiteto;

Paisagismo e ambiente: trabalhar com espaços abertos, melhorando a qualidade de vida daqueles que usufruem ou estão de passagem dos ambientes como jardins, Praças e Parques fazem parte das atribuições do Arquiteto e do Urbanista.

Urbanismo: elaborar estudos de impacto, criação e implantação do Plano Diretor, prever e gerenciar as necessidades de uma zona ou mesmo Cidade, isso tudo, faz parte das atribuições do Urbanista.

 

Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Prof. Eraldo Favero

[email protected]