Administração

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O administrador de empresas gerencia uma organização privada, pública ou do terceiro setor. Gerenciar os recursos materiais, humanos e financeiros de uma organização. Ele pode ocupar todos os departamento de uma empresa. E gestão de pessoas responde pelo relacionamento da empresa com seu público internoe externo( funcionários, fornecedores, sindicatos, departamento de recursos humanos ). No setor de compras, negocia com fornecedores , providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, e controla os estoques. Nas vendas, encarrega-se da negociação com clientes ou das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro a gestão financeira. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. O administrador deve ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, com ações de sustentabilidade do meio ambiente e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel trabalha fundamentalmente com números e planilhas e precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Para crescer na carreira é essencial realizar cursos de especialização

 Mercado de Trabalho

Em empresas de grande porte áreas de atuação dos administradores são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, logística e vendas. Gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade são áreas em alta, assim como branding – práticas que visam à construção e o fortalecimento de uma marca junto ao mercado. Um importante segmento é o das micro e pequenas empresas é um segmento que tem grande potencial, sendo fundamental para a sustentabilidade da economia e para a geração de empregos.” Ser empreendedor ou trabalhar como consultor e auditor são outras possibilidades. A maioria das empresas contrata o graduando como trainee ou estagiários. E é comum que a contratação seja formalizada após a conclusão do curso.

Curso

Os primeiros anos da formação são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No decorrer do curso começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. O curso exige uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. O curso de administração da FCSGN oferece aos acadêmicos metodologias inovadores e ativas que são ministrados por professores experientes em sua prática profissionais.
Duração : 4 anos.

O que você pode fazer:

Administração de empresas: Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

 

Administração esportiva: Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma Associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

 

Administração financeira: Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

 

Administração hoteleira: Gerenciar hotéis, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

 

Administração hospitalar: Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

 

Administração de produção: Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

 

Administração pública: Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

 

Administração de recursos humanos: Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

 

Administração rural: Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

 

Administração do terceiro setor: Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

 

Auditoria: Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.

 

Comércio exterior: Administrar negociações de compra e venda com empresas do exterior.

 

Controladoria: Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

 

Empreendedorismo: Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

 

Gestão ambiental: Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

 

Gestão de qualidade: Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

 

Logística: Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

 

Marketing: Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

 

Peritagem: Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

 

Sistemas de informação: Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

 

Coordenadora de Administração

Prof. Monica Picolo

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